A Embrapa Florestas, em parceria com a Câmara Setorial Nacional da Erva-Mate, lança uma pesquisa sobre a comercialização da erva-mate no Brasil. De acordo com a entidade, o chamado é feito às indústrias ervateiras para que respondam um questionário para traçar o perfil da comercialização interna do produto florestal não-madeireiro (PFNM) no país e, com isso, contribuir para a identificação de oportunidades de expansão do mercado.
“Temos visto oportunidades interessantes ao setor sendo perdidas, pela falta de desse tipo de informação nos estados brasileiros”, explica o técnico Ives Goulart, da Embrapa Florestas, coordenador do projeto Erva 20.
As indústrias participantes responderão perguntas sobre comercialização de erva-mate cancheada e embalada (pronta para consumo, na forma de chimarrão, tererê e chá), para os diferentes estados brasileiros. Há espaço, ainda, para informar sobre a comercialização para outros usos (cosméticos, outros tipos de bebidas, alimentação etc).
“Os resultados serão muito úteis para a cadeia produtiva da erva-mate, pois darão subsídios para futuros estudos de mercado, prospecção de demandas e políticas públicas. É mais um passo para a evolução do setor ervateiro”, complementa o pesquisador Ivar Wendling, da Embrapa Florestas e membro da Câmara Setorial de Erva-mate.