Aprenda a fazer o verdadeiro chimarrão gaúcho. Com passos simples é possível fazer essa bebida que é sucesso no sul do país e que não é consumida diariamente no restante do país, principalmente por não saber fazer. Mas agora seus problemas acabaram, até o final deste artigo você vai se tornar um expert no assunto.
Você vai precisar de:
Erva-mate para chimarrão;
Cuia;
Bomba;
Um aparador (pode ser uma tampa plástica lisa);
Uma térmica com água quente.
Modo de preparo:
Primeiro deixe a água esquentar até chiar. Agora pegue a erva e a cuia, vá colocando a erva-mate até encher mais ou menos dois terços da capacidade da cuia, coloque sem se preocupar, só calcule o espaço. Agora você pega o aparador e coloca na lateral, que tampe mais ou menos a metade da cuia. E vá ajeitando a erva para que monte aquele “morro” na lateral e deixe a outra metade livre, mas faça isso com cuidado, vá moldando o lado até ficar algo bem consolidado digno de um engenheiro, até ele ficar assim:
Após isso pegue água morna (não quente, pois queima a erva), e vá colocando essa água de modo que ela esbarre na parede e vá sumindo aos poucos. Depois que já estiver praticamente seca a cuia, de modo que você molhou a parede e ficou bem estruturado vem o passo mais difícil.
Como colocar a bomba:
Você deve colocar a água quente que você vai tomar o chimarrão, depois pegue a bomba e tampe o bocal com seu dedão, mas tampe bem, caso contrário vai ficar entupido. Coloque a bomba até o fundo, ainda com o bocal tampado gire a bomba no sentido anti-horário (+ ou – 90 graus, até que a bomba fique reta) e após isso pode tirar o dedo. Para consumir fica uma dica, nunca tome o primeiro gole, cuspa fora, pois o primeiro gole nunca é bom.
FONTE: MINUTO DO SABER
http://minutodosaber.com/2011/11/como-fazer-o-verdadeiro-chimarrao/#ixzz4ML5PtI00